terça-feira, 30 de julho de 2013

ERRO MÉDICO

 
 




Como a maioria dos meus Amigos sabem fiz uma cirurgia em 2010 de artroplastia total de quadril, que significa (uma prótese de quadril), fui mais uma entre tantas vítima de um erro médico...

É impressionante a quantidade de vítimas hoje no Brasil, ocasionada por erros médicos, em  2 anos passei por 4 cirurgias, uma a cada 6 meses, passei por uma seqüencia de erros , ao colocar minha prótese o médico quebrou o meu osso do fêmur e fraturou o meu acetábulo.

Por irresponsabilidade de um médico eu fiquei 2 anos em uma cadeira de rodas, voltei a andar em março de 2012, como as dores não diminuíam, resolvi procurar outro médico passei por mais 02 especialistas aqui na minha cidade, nenhum dos 02 médicos aceitaram o meu caso, pois depois que ocorre um erro ninguém mais quer por a mão em você.

Essa é a qualidade de saúde que encontramos no Brasil ,é revoltante o modo que se exerce a medicina hoje em dia .

Fui para a USP de Ribeirão Preto , mesmo pagando a consulta esperei 35 dias para ser consultada, passei por um excelente profissional ,ele analisou todos os meus exames e constatou o erro médico, meu acetábulo está fraturado desde outubro de 2010 e o médico que me operou , simplesmente ignorou o fato para não assumir a responsabilidade, somos tratados piores que animais , pois mtos veterinários são Humanos e fazem de tudo para salvar a vida de nossos bichinhos.

Hoje a medicina se esqueceu da sua função que é salvar vidas ( claro que não estou generalizando ) de forma alguma ,pois existem muitos médicos que realmente cumprem com o juramento feito ao se formar!

Só quero explicar o que ocorreu comigo, e deixar um ALERTA a todos que antes de fazerem qualquer cirurgia, procurem varias opiniões,pesquisem todas as informações possíveis sobre aquele médico , verifique o CRM, converse com pessoas que já operaram do mesmo problema que você está passando, tudo isto ajuda muita a não cair na mão de profissionais sem comprometimento com a vida humana, Erros médicos acontecem com muita frequência, hoje em dia.Não podemos mais nós calar com isso, os órgãos públicos tem que tomar atitudes puníveis a esse respeito.

A nossa constituição diz: Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Palavras bonitas NE? Mas totalmente irreais, hoje a fila de espera na USP de Ribeirão é de 4 anos na área de ortopedia, pois o Estado libera apenas 100 cirurgias por ano pelo SUS  para uma cirurgia como a minha que é de revisão de quadril mais osteossíntese do acetábulo, (simplificando preciso fazer um enxerto de osso , pois perdi a parte óssea do meu quadril), ONDE ENTRA O MEU DIREITO CONSTITUCIONAL ?????

NÃO precisamos de médicos de fora, e sim de infraestrutura para  os Hospitais, leitos, centro cirúrgicos, balões de oxigênio falta tudo no SUS.... Menos médicos querendo exercer com dignidade a medicina.
Me referi a USP de Ribeirão pelo simples fato de estar me tratando lá, alias muito bem tratada por sinal, médicos que tratam você como ser HUMANO, e não como um produto a ser vendido.
Vou ser mais clara, como já disse o Estado libera 100 cirurgias por ano apenas, pois não tem VERBAS, 1 ano tem  52 semanas e 1 dia em anos comuns (365 dias).
52 semanas e 2 dias em anos bissextos (366 dias).
Então é liberada menos de 2 cirurgias por semana, num País que não tem Médicos ?me  poupem  Governantes ....(Hospitais Escolas) como é chamados deveriam no mínimo fazer uma cirurgia por dia, mas não podem fazer, porque o Governo não libera verbas, e não por falta de médicos... Já ouvi da boca de médico dizendo: não posso operar seu filho por falta de leitos, centros cirúrgicos, essas cenas vemos todos os dias nos noticiários . Mas pra que liberar verbas pro SUS, Deputados, Senadores essa corja toda não sabe o que é passar 7/ 12 hs  para serem atendidos.
Fugi um pouco do foco, só para esclarecer que temos ótimos médicos sim, comprometidos com a vida Humana.... Porem também temos médicos mercenários  que simplesmente ñ levam a medicina a serio  e saem mutilando pessoas não acontece nada com eles, pois são julgados por crime culposo (Art.18 Código Penal) II culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Mas tudo isso acontece pq continuamos calados, pois é um processo muito longo:
VEJAM ESSE ARTIGO

Ações na Justiça

Além da denúncia no Conselho Regional de Medicina, o paciente ou familiar insatisfeito com o atendimento, a atuação do médico ou com os resultados do tratamento, tem o direito de acionar o profissional na Justiça, nas esferas criminal e cível.
Na ação penal contra o médico, movida pelo promotor público, deve ficar comprovado que houve, durante o exercício profissional da Medicina, um crime descrito no Código Penal Brasileiro, a exemplo de homicídio e lesões corporais. Nesse caso, as penas vão de prestação de serviços à comunidade até a perda da liberdade.
Já na ação civil, movida pelo advogado do denunciante, se comprovada a culpa do médico, poderá haver a necessidade de indenização conforme o Código Civil Brasileiro. A indenização deve ser fixada considerando o dano material (incapacidade temporária ou permanente) e o dano moral (dano estético e prejuízo de afirmação pessoal).
Também leva em conta a gravidade do caso e a situação financeira do acusado. Além de indenizações geralmente fixadas em salários mínimos, o médico pode ter que arcar com outras despesas do paciente ligadas à correção da lesão provocada. Ou ainda pagar pensão permanente ou por um período fixado.
Na Justiça, a tramitação de uma ação pode ser longa, por mais de cinco anos. Caso não seja procurada a assistência jurídica gratuita do Estado, o processo tem custos. Geralmente, os advogados costumam cobrar cerca de 20% do valor da ação. Quem perder, poderá arcar ainda com os honorários da outra parte e com os custos da perícia judicial.
Na próxima postagem vou explicar passo a passo o que devemos fazer.....
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário